× Linguagem de Programação ADVPL

Perguntas Teste de Unidade

Mais
10 anos 2 meses atrás #25262 por rafaelsantini
Primeiramente gostaria de colocar que sou novato com a linguagem ADVPL e no início da minha carreira trabalhei com Clipper.

A minha questão é: existe algum padrão para a implementação de testes de unidade e integração com ADVPL? Há, por exemplo, algum framework da arquitetura xUnit (como JUnit) disponível? Pelo que pesquisei, parece que não existe algo nesse sentido.

Obrigado.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Mais
10 anos 2 meses atrás #25305 por dexter
Respondido por dexter no tópico Teste de Unidade
Cara acho meio difícil, pois o advpl esta mais pra um Clipper plus plus.

Não tem muito tempo que os conceitos de MVC começaram a ser aplicados coisa que hoje em dia
em algumas linguagens de programação se estão considerando ultrapassado, imagina
um framework de testes automatizados como Mock, JUnit acoplado a linguagem.

As vezes acho que aprender advpl é como se vc tivesse que voltar ao aprendizado de
fazer coisas erradas que hoje em dia são más praticas de programação.
É isso incrivelmente a linguagem é assim e voilà my protheus.

Xd

Mais
10 anos 2 meses atrás #25308 por hbaldin
Respondido por hbaldin no tópico Teste de Unidade
Concordo plenamente com vc Dexter, e mais uma coisa, complementando , acho que se tivesse um framework de teste, NÓS usuários/Clientes não estaríamos testando as atualizações da totvs em nossas bases, ou esta muito bem escondido em algum cliente, no padrão acho difícil/imposivel existir.

Abraços.

Mais
10 anos 2 meses atrás #25313 por rafaelsantini
Respondido por rafaelsantini no tópico Teste de Unidade
Quem tinha sistemas em Clipper e precisou manter o código migrou para o (x)Harbour. Encontrei um framework da arquitetura xUnit para o xHarbour chamado xhUnit: xhunit.sourceforge.net . Talvez seja possível implementar algo em ADVPL.

Fugindo um pouco do tópico, quem é o principal cara que está por trás da ADVPL? Pesquisando encontrei uma palestra no Youtube ( www.youtube.com/watch?v=Zd14CiSfScM ) do Weber Canova que conta a história da ADVPL. Parece que esse cara participou do desenvolvimento da tecnologia (compilador e máquina virtual). Os desenvolvedores da Totvs costumam aparecer na comunidade? Existe alguma abertura nesse sentido?

Tempo para a criação da página:0.101 segundos
Joomla templates by a4joomla