× Linguagem de Programação ADVPL

Perguntas Alguem já utiliza o Ide Eclipse com advpl

Mais
10 anos 2 meses atrás #21024 por RonaldoLopes
Rubem, bom dia, no mínimo com o appserver iniciado você tem que estar, agora caso queira apenas testar telas, não precisa entrar no Protheus podendo chamar seu fonte direto no programa inicial. Se for utilizar banco de dados por exemplo precisa ser executado por dentro do Protheus.
A medida que for aparecendo dúvidas, vai postando aqui que te ajudamos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Mais
10 anos 2 meses atrás #21059 por rubem_mn
Ronaldo muito obrigado pela ajudar!
Veja se acertei na sua lógica, sou desenvolvedor Java e C# ambas linguagens exite IDE para criar código, NETBEANS, ECLIPSE, Visual Studio, etc, então nesse caso eu posso usar o TDS sem esta conectado no totvs para desenvolver ? Essa fonte que você mencionar sãos os incluedes ?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Mais
10 anos 2 meses atrás #21080 por RonaldoLopes
Vamos por parte, ADVPL não é nada mais nada menos que a evolução do antigo Clipper. Cronologicamente o Clipper evoluiu para Fivewin a Totvs veio comprou, alterou e passou a se chamar ADVPL.
Você vai precisar de uma IDE para compilar, pois o código precisa estar dentro do RPO para ser executado.
Em resumo, sempre vai precisar de um AppServer rodando.
O que eu disse é que você pode desenvolver alguns fontes e executá-los sem ativar o Protheus, porém precisa de uma IDE/Compilador para os fontes seja ela o TDS ou o antigo Dev Studio.
O TDS é baseado no Eclipse, então assim como eu que também sou programador Java, acredito que não terá dificuldade com a ferramenta. Como disse antes, alguns códigos(montagem de tela por exemplo) podem ser executados sem a necessidade de entrar no Protheus, bastando apenas fazer a chamada no programa inicial ou direto no TDS. Se for utilizar qual comando de banco de dados, faz-se necessário entrar dentro do Protheus.
Em resumo, pra programar em ADVPL você irá precisar de uma IDE e no mínimo do AppServer rodando.
Quanto aos includes, digamos que são parecidos com os imports do java. Você declara eles para poder utililzar uma rotina já pronta(pra que reinveitar a roda), por exemplo no java temos o java.io que pode ser utilizado para gerar um arquivo texto por exemplo, no Advpl temos fileio.ch que tem a mesma função apenas mudando a sintaxe de uso.
Qualquer dúvida mande mensagem por aqui ou direto no email que assim que possível te ajudo..

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.127 segundos
Joomla templates by a4joomla