Perguntas Debito Direto x Custo do Produto

Mais
10 anos 2 meses atrás #25604 por pinheiro
Bom dia. Gostaria de orientação de como proceder para que a entrada de algum produto seja efetuada com DEBITO DIRETO no centro de custo. Por exemplo, adquirimos uma peça mecanica a ser substituida em uma determinada maquina da produção. Para que possa ter o custo deste produto hoje esta peça "transita" no estoque e obriga o C.Custo efetuar uma requisição da peça. Na verdade a peça ao chegar, fisicamente vai direto para aplicação na maquina. Gostariamos de ter o custo da peça mas sem a necessidade de transitar no estoque.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Mais
10 anos 2 meses atrás #25613 por mbrigagao
Respondido por mbrigagao no tópico Debito Direto x Custo do Produto
Alexandre,

Se eu entendi bem, essa peça adquirida seria para manutenção da maquina produtiva (ativo fixo/imobilizado), certo ?
Se for isso , na própria entrada da NF vc pode indicar o Centro de custo do imobilizado.

Quando a sua contabilidade fechar o período e efetuar as contabilizações, depreciações, transferências e etc... essa NF irá compor o valor do centro do custo do seu imobilizado.

Espero ter dado uma luz para vc.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Mais
10 anos 2 meses atrás #25616 por pinheiro
Respondido por pinheiro no tópico Debito Direto x Custo do Produto
Marcelo, hoje já efetuamos o lançamento da NF informando o centro de custo, mas como disse, está havendo movimentação no estoque (entrada pela NF e saida por requisição). O entendimento aqui, para qualquer produto, é que para que seja agregado custo ao mesmo é obrigatório ele transitar no estoque. Caso isto não ocorra, o memo fica sem custo. Não sei até que ponto isto é verdade, se o sistema realmente assim entende. Por isto estou procurando esclarecimento, pois para nós, queremos debitar direto, sem a necessidade de transitar no estoque, mas mantendo um historico do custo do produto.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Mais
10 anos 2 meses atrás #25617 por mbrigagao
Respondido por mbrigagao no tópico Debito Direto x Custo do Produto
Alexandre,

Desculpe mas não entendi onde vc quer agregar o custo da peça adquirida.... você quer 'valorizar' seu ativo imobilizado , é isso ?

Se for isso, caso um torno sofra uma troca de peças por exemplo, essas peças teoricamente não precisariam ir para o estoque (utilize uma tes que não movimente estoque) e o custo dela seria agregado através do lançamento contábil.

Se for uma matéria prima, que eventualmente será utilizado para consumo interno (caso de manutenção de ativo), aí o processo de transitar pelo estoque é obrigatório.

Existem empresas que 'estocam' peças de manutenção, nesse caso também é obrigatório transitar pelo estoque...

Lembre-se:
1) o que valoriza centro de custo são os lançamentos contábeis das movimentações (internos, requisições, NFs, depreciações e etc...)

2) o que agrega custo a um produto dentro do estoque é a entrada da NF, Ordem de Produção e movimentos internos (apontamentos e requisições vinculadas as OPs) através da atualização do custo médio ;

Espero ter esclarecido alguma coisa.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.106 segundos
Joomla templates by a4joomla