Perguntas Como zerar o saldo poder de terceiros?

Mais
10 anos 9 meses atrás #21332 por so-bmoraes
Boa tarde pessoal,

A situação é a seguinte: começamos a utilizar há algum tempo o controle de poder de terceiros, porém não houve coerência entre as configurações das TES utilizadas e o propósito foi abandonado.
Necessito zerar quaisquer informações existentes sobre saldo poder terceiros para podermos recomeçar o controle.
Verifiquei que existe a tabela SB6 que é a movimentação e também os campos de qtdes e saldo na SB2.
Sabem me dizer se posso limpar a SB6 e zerar os campos SB2 para reiniciar este controle, se há alguma tabela a mais ou se existe algum procedimento próprio para isso?

Obrigada,

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Mais
10 anos 9 meses atrás #21336 por inocenciojr
Boa Tarde Sofia,

Não sei qual exatamente é o seu conhecimento sobre a arquitetura do Protheus então vamos lá...
A SB6 é a tabela de saldo de poder de terceiros e não a movimentação. A movimentação é feita pelas saídas da SD2.
A SB2 é a tabela de saldos dos produtos (sejam eles produtos de terceiros ou não).
Existem também as tabelas de saldos: por lote (SB8), Por endereço (SBF) e as tabelas de saldos: Iniciais (SB9), Iniciais por lote (SBJ) e Iniciais por Endereço (SBK) que é gerada pela virada de saldos no sistema.
Será necessário verificar se existe saldo destes produtos nessas tabelas, caso elas sejam utilizadas.

Apenas o saldo de terceiros vai zerado? Ou o saldo do produto também?
Vão recomeçar do zero? Vai continuar o controle de poder de terceiros ou irá parar com ele?
Isso tudo pode influenciar no procedimento que poderá tomar

Mais
10 anos 9 meses atrás #21338 por so-bmoraes
Olá Inocêncio,

Primeiramente, obrigada pela resposta.

Vamos lá:
Conheço um pouco da estrutura do protheus, mas não tão detalhadamente.
Estas outras tabelas de saldos (b8, bf, b9, bj, bk) são para saldos de produtos ou envolvem movimentação de/para terceiros também?
Será zerado somente o saldo de terceiros.
Nossa intenção é zerar tudo o que foi feito em relação a saldo de terceiros até hoje e depois recomeçarmos este controle do zero, fazendo os procedimentos corretos de remessa e devolução.
Pelo que andei pesquisando, mesmo que eu limpe a sb6 e zere os campos de terceiros na sb2, se eu executar a rotina refaz poder de terceiros a situação vai voltar ao estado atual, correto? (não sei como funciona esta rotina, se tem parâmetro de datas...)
Parece que tem como fazer isso incluindo uma TES de entrada e uma de saída, sem movimentar mais nada a não ser o poder de terceiros e fazer os lançamentos em contrapartida ao q está no SB6. Porém, são muitos movimentos, então, se houver uma forma mais prática de zerar isto, economizaria bastante tempo.

Obrigada,

Mais
10 anos 9 meses atrás #21342 por inocenciojr
Sofia,

Estamos aqui pra ajudar e isso salva a vida de muitos, mesmo com imensa experiência no Protheus.
Eu também não conheço tão detalhadamente pois a maior parte do que aprendi foi me virando como usuário mesmo e a pouco tempo trabalho como analista.
Se os produtos e saldos serão mantidos acredito que não será necessário mexer com estas tabelas pois elas não vão envolver saldo de terceiros (me corrijam se eu estiver errado).
Acredito que você possa fazer assim:
Fazer um backup das tabelas SB6 e SB2.
Limpar a SB6 e o campo na SB2.
Excluir os registros do banco mesmo na SB6.
Alterar as TES no que diz se controla ou não poder de terceiros para não controla para o caso de reprocessarem os saldos (a rotina refaz poder de terceiros) não voltarem.
Criar novas TES com os controles corretos e passarem a utilizarem elas.

Isso pra um cenário onde será mantido o que já foi feito e seria reiniciado o fluxo a partir de agora.
Pois acho algo complexo, trabalhoso e arriscado tentar refazer tudo isso.
Como diz meu coordenador: "processo que nasce errado, morre errado".

Isso é apenas uma solução. A que estamos tomando em um cliente que também está com problemas com saldo de terceiros errado devido a divergência nas TES

Mais
10 anos 9 meses atrás #21343 por so-bmoraes
Bom dia Inocêncio,

Obrigada pelas dicas.
Com isso já dá pra planejar as alterações.

Att,

Sofia.

Tempo para a criação da página:0.126 segundos
Joomla templates by a4joomla