Perguntas Rastreabilidade / Sublotes no apontamento da produção

Mais
11 anos 1 mês atrás #12977 por andre_rocha
Amigos!

Esse meu problema vai completar aniversário. Preciso saber se isso é questão conceitual do sistema, pq se for vou ter que fazer uma gabiarra pra me atender.

O problema: preciso EU apontar o(s) lote(s) e sua(s) quantidade(s) do(s) componente(s) utilizado(s) na produção PARCIAL de uma OP.

Não posso utilizar o ajuste de empenho, pois este refere-se a OP e não ao apontamento de produção, logo, mesmo que eu já tivesse (e eu normalmente nao tenho) em estoque todos os lotes de todos os componentes daquela OP, o sistema escolheria automaticamente que lotes utilizar em cada producao.

Pensei em fazer requisicoes manuais, mas eu teria que calcular manualmente a quantidade do movimento de requisicao a fim de que não sobrassem quantidades nos lotes requisitados. Caso o usuario falhe nesse processo, na proxima requisicao teriamos dois lotes requisitados para a OP, o que daria ao sistema a escolha de qual lote utilizar, novamente incorrendo no problema elencado acima.

Pensei em "fatiar" a OP para cada apontamento de producao que eu preciso realizar, utilizando assim o ajuste de empenho para cada fatia e realizando sempre apontamento de producao total. Existe alguma rotina para isso?

Acredito que seja um problema de solucao simples, entretando tenho pesquisado exaustivamente e nao encontro nenhuma pista do que devo fazer.

Se alguem tiver alguma dica, eu agradeco muito.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Mais
11 anos 3 semanas atrás - 11 anos 3 semanas atrás #13281 por andre_rocha
Amigos,


Acho que é um problema conceitual, de fato. Até onde eu pude testar e pesquisar, a lógica de rastreabilidade do sistema funciona por Ordem de Produção, e não por apontamento de produção. Logo, meu problema não tem solução nativa no sistema, visto que eu preciso manipular os lotes e quantidades utilizados na produção parcial e o sistema não trata isso. O vínculo de lotes e quantidades utilizadas é pela Ordem de Produção, que por sua vez, pode ter vários eventos aleatórios de produção.

Acredito que essa lógica no sistema é falha, pois nunca será possível rastrear com exatidão os insumos / matéria prima utilizados na produção de um determinado lote, visto que o lote eh gerado a partir do evento de producao, enquanto que os lotes das MP's / insumos utilizados são relacionados a OP como um todo.

Se alguém tiver alguma idéia de como customizar o sistema de forma a corrigir esta lógica, por favor compartilhem. Caso eu consiga resolver o problema, trago a solução pra cá.

Um abraço.
Ultima edição: 11 anos 3 semanas atrás por andre_rocha.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Mais
11 anos 5 dias atrás #13840 por andre_rocha
O sistema tem sim solução pra isso. Ele amarra os lotes utilizados em cada evento de producao através da rotina "Assoc. Lote". O que eu fiz foi manter MV_REQAUT = 'D', utilizar os movimentos internos mod2 para requisitar os materiais para OP e associar esses movimentos ao apontamento de produção través da rotina "Assoc. Lote". Como isso é padrão aqui na empresa, utilizei um P.E. para chamar a rotina "Assoc. Lote" sempre que for gravada nova producao.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Mais
10 anos 10 meses atrás #15035 por andre_rocha
É...
É mesmo uma novela.

Descobri que a rotina Assoc. Lote só permite associar uma producao para cada (Sub)Lote de matéria-prima. Isso significa dizer que eu só posso produzir (apontar producao / SD3) com controle de rastreabilidade uma vez. Se eu tiver 10 eventos de producao e em todos eles eu associar a MP, só vai ficar o registro de associação para a última.

Eu quero crer que isso é falta de conhecimento minha. Alguém tem alguma idéia?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.088 segundos
Joomla templates by a4joomla