Perguntas AppServer x64

Mais
9 anos 5 meses atrás #26414 por AndersonBR
AppServer x64 foi criado por AndersonBR
Salve amigos, após um período de ausência volto a frequentar o Master ADVPL.

Bom pessoal, preciso saber se alguém já está usando o a versão 64 bits, minha realidade aqui na nova empresa é a seguinte:
-60 Slaves em dois Balances;
-em média 900 usuários, com picos de 1100;
-Três servidores e SXs em Ctree.

Estou vendo a versão x64, mas acreditem vocês ou não, quase não existe nenhuma documentação por parte da TOTVS (pra variar), sendo uma tecnologia de 64 bits acredito que não seja necessário fazer balance de usuários, ou pelo menos não tantos.

Mas enfim, qualquer ajuda e dica é bem vinda! Obrigado!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Mais
9 anos 5 meses atrás #26438 por saulorv
Respondido por saulorv no tópico AppServer x64
Bom dia Anderson,


Pelo que eu vi (em casos usando a versão de 32 e de 64 bitas) o executável não mudou em "nada". Apenas foi alterada a chamada das instruções (Dlls da versão para bitagem em questão), tanto que se você tiver os arquivos de instalação da versão de 32 bits e apenas colar o executável da versão de 64 bits ele vai funcionar.

No mais é a questão de velocidade de processar instruções, como qualquer outro programa de 64 bits, que faz a diferença. Como não se pode especificar quanto de memória estará disponível APENAS para o dbaccess, vai ficar a critério de seu SO (ou OS para os mais estadunidenses) fazer o bom uso da execução da versão de 64 bits. Para mim em testes no que toca o dbaccess 32 bits = 64 bits, sem "chorumelas".

Quanto ao ambiente FAZ-SE SIM necessário fazer a mesma quantidade otimizada de balances da versão 32 bits. No seu caso 1100 / 03 (servidores Ctree), dividido por 05 usuários por ambiente (segundo indicação da TOTVS e teste feitos por mim) totalizando 70 slaves (ideal) ou 60 (usando a média de 900 usuários).

Qualquer bronca manda aí! ;)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Mais
9 anos 5 meses atrás #26450 por AndersonBR
Respondido por AndersonBR no tópico AppServer x64
Obrigado pelo retorno Saulo.

Mas Saulo me ajude a entender uma coisa então, a necessidade de tantos slaves se faz porque a plicação de 32 bits não pode ultrapassar 1.8 de memória, como a versão 64 bits não tem esse problema de sobrecarga de memória eu não poderia ter mais usuários em um slave?

Att,
Anderson

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Mais
9 anos 5 meses atrás #26454 por saulorv
Respondido por saulorv no tópico AppServer x64
Levando em consideração APENAS o tratamento de memória seu raciocínio está certo. Mas, tomando por exemplo um servidor Windows Server 2008 R2, que é muito comum ser usado em ambientes para Protheus, este sistema operacional dificilmente irá alocar mais de 1,8 Gbytes de memória para apenas uma aplicação/processo. Quando chegar próximo a este número estará fazendo cache em disco de pelo menos 20% desta aplicação - support2.microsoft.com/kb/294418/pt-br - o que diminui significativamente sua performance.

Mas vamos levar em conta também seu processador. Mesmo para os mais poderosos processadores do momento, será mais fácil gerenciar vários blocos de 1,8 Gbytes de memória para localizar a informação, do que apenas um de digamos, 8 Gbytes. Por que?

Imagine a informação sendo uma pessoa numa Universidade, os blocos de memória, salas desta universidade e o processador um porteiro que pode se comunicar com mais de um colega nas portas da sala ao mesmo tempo - sim ele deveria ser um X-men. Quando ele pergunta para salas pequenas onde Anderson Barbosa está? Os porteiros verão suas "pequenas" listas e dirão - lembre-se ao mesmo tempo - "Aqui não. Aqui também não. Aqui não. Está aqui!". Já se a sala for maior o tempo de consulta é o mesmo e a resposta será: "Pera aí que tá lotado aqui, não posso ser rápido como se fosse porteiro de uma sala pequena seu Doutor!" E se a pessoa estiver no banheiro (cache de disco) a procura vai demorar um pouquinho mais.

Então ainda assim vale à pena dividir os processos em Slaves pequenos. Mesmo que sejam muitos. ;)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.108 segundos
Joomla templates by a4joomla