Perguntas JasperServer + iReports

Mais
9 anos 2 meses atrás #27136 por marciocandido
Olá...

Eu nunca postei aqui, uso uma dica ou outra que preciso, não sou desenvolvedor de Protheus, aqui a empresa é pequena e sempre tentamos soluções que facilitam a vida...

Usei algum tempo iReports, mas acho que a TOTVS nem faz questão de ajudar, porque olha, deu trabalho fazer funcionar, aí você atualiza o Java e pronto, tudo para...

Então eu tive a idéia de instalar o JasperServer que é o servidor do Jasper Reports e consequentemente do iReport, eu resolvi fazer isso porque no site do iReport especifica que aquilo será atualizado somente até o fim deste ano, ou seja... depois ficarei sem...

Não gosto dos relatórios nativos, são horríveis, programar via código... pra mim é um terror...

Mas com o Jasper ficou tudo muito simples e muito fácil, os relatórios inclusive são dinâmicos, você pode alterar os parâmetros e aplicar as alterações que ele gera novamente...

Totalmente personalizável e com uma interface parecida com a do iReports ou mesmo do Crystal, ele faz gráficos e tudo o mais, no pacote de instalação tem uns exemplos "lindos de se ver"...

Aqui eu peguei uma máquina velha, instalei Ubuntu + JasperServer, porém ele funciona em windows também...

Segue o link do site, eles tem versão OpenSource e Versão paga, tem inclusive uma versão no Amazon AWS

Eu uso a paga... porque me atende...

O que eu vejo de problema aqui:
Como eu mencionei aqui é uma empresa pequena e não temos filiais
Existe um modo de rodar o relatório direto com integração, mas eu não manjo de java, logo roda via web mesmo
Algumas configurações como agendamento de e-mail ainda não aprendi a fazer

E o principal é que, utilizamos o select direto no banco ou de alguma importação de dados, sei lá, a minha pergunta é se teria como usar uma forma melhor...

Não sei se fui claro, se alguém quiser fazer um teste, ou tiver alguma dificuldade em instalar eu dou uma ajuda... B)

Ele exporta pra pdf, xlsx e etc